quinta-feira, 2 de abril de 2015



Missão Arqueológica em Angola (aditamento)


Alguém interessado, ao ver o "post" de ontem sobre a missão arqueológica angolana de 1983, fez o favor de me recordar que no número 8 da revista "ARQUEOLOGIA" (Dezembro de 1983), tinha sido publicada uma pequena nota referente àquela missão. E de facto, como comprova a reprodução anexa, ainda que de forma sucinta, o evento ficara devidamente registado. Aliás, esta revista, fundada e dirigida pelo Vitor Oliveira Jorge (que como vimos começara a sua carreira profissional de arqueólogo, como professor em Sá da Bandeira/Lubango) e editada regularmente durante os anos 80 pelo GEAP (Grupo de Estudos Arqueológicos do Porto), para além da vertente científica ainda hoje essencial em muitos aspectos, é também um valioso repositório de informação sobre as grandes transformações da arqueologia portuguesa verificadas nas duas últimas décadas do século passado.


Arqueologia, nº8, Dezembro de 1983, GEAP, Porto
(tema da capa, as descobertas de Arte Rupestre no Vale da Casa,Vila Nova de Foz Côa, durante a construção da Barragem do Pocinho)
Arqueologia, nº8, Dezembro de 1983, GEAP, Porto, p.118

Na mesma revista consta uma notícia sobre a campanha de escavações de Setembro de 1983 na Foz do Enxarrique, Vila Velha de Ródão. Nela se dá conta da participação de arqueólogo (s) de Angola, provavelmente do próprio Luis Pais Pinto, aproveitando alguma das suas viagens a Portugal.

Aproveitando este aditamento, não resisto em publicar uma foto de Vitor Oliveira Jorge do recinto amuralhado do Éléu no planalto da Huíla, publicada na obra de Carlos Ervedosa "Arqueologia Angolana". Nela aparece o José Beleza Moreira, na altura (1972 ?) aluno de Oliveira Jorge no curso de História de Sá da Bandeira.  Regressado a Portugal, Beleza Moreira acabou o curso na Universidade de Coimbra e  foi nos anos 80 responsável pela instalação e dinamização do Serviço Regional de Arqueologia do Centro que dirigiu até à sua extinção em 1990.



Uma outra imagem da época, esta encontrada na INTERNET, julgo que num "blog" de Jorge Sá Pinto, com a seguinte legenda: "Visita de estudo ás estações arqueológicas da Ganda, em Março de 1973. Na foto Olívia Patrício, Paula Dias, Luis Pais Pinto, Susana Jorge, Vitor Oliveira Jorge e, em baixo, Ana Marques, Jorge Sá Pinto e o condutor da Universidade. 

Sem comentários:

Enviar um comentário