segunda-feira, 23 de março de 2015

Memória dos (4) Congressos Nacionais de Arqueologia

Numa das últimas entradas para este Blog ("Almendres, o Sol falhou o Equinócio") ao falar no trabalho pioneiro do Prof. Marciano da Silva sobre o significado astronómico de alguns monumentos megalíticos, referi que o mesmo, apesar de apresentado ao IV Congresso Nacional de Arqueologia (1980) só viria a ser publicado vinte anos depois, por falta de publicação das actas daquele congresso. Recordei então que em Outubro de 1993, a propósito da realização do I Congresso de Arqueologia Peninsular então a decorrer no Porto (12 a 18 de Outubro), organizado pela Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia, sob a direcção executiva, científica, logística (etc...) do Vitor Oliveira Jorge, seu promotor e incansável organizador, dediquei uma das minhas primeiras crónicas do DN ao curto mas atribulado historial dos 4 Congressos Nacionais de Arqueologia.  Como esta não foi integrada na compilação editada pela Europa-América (Raposo e Silva, 1996, A Linguagem das Coisas), aqui a divulgo. Uma nota a propósito de uma gralha: quando se refere a próxima organização do Congresso Nacional de Arqueologia (espanhol) de Vigo, deve ler-se XXII e não XII como por lapso se publicou. Acrescento duas "recordações" fotográficas desse IV Congresso acontecido em Maio de 1980 na cidade de Faro. Convém recordar que a Universidade do Algarve estava então praticamente a nascer (1979) e portanto nada teve que ver com este congresso promovido e organizado pela UNIARQ da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sob a coordenação de Vitor Gonçalves. 

IV Congresso Nacional de Arqueologia (Faro 1980): Luis Raposo, sentado à esquerda e António Carlos Silva, à direita apresentam a comunicação sobre as sondagens efectuadas em 1979 no sítio "languedocense" do Xerez de Baixo (Reguengos de Monsaraz), publicada mais tarde na revista "Setúbal Arqueológica" (1981)
IV Congresso Nacional de Arqueologia (Faro 1980)- comunicação de António Carlos Silva, presidindo à Mesa, o Doutor Georg Zbyszeski (1909-1999)



IV Congresso Nacional de Arqueologia (Faro 1980): intervalo de confraternização entre congressistas: reconhecem-se da esquerda para a direita, José Mateus, Ana Raposo, José Morais Arnaud, René Desbrosses (pré-historiador francês), Luis Osterbeek e João Zilhão. (NOTA: ao escrever este texto, procurei informar-me na INTERNET sobre  René Desbrosses, com quem vários membros do GEPP tiveram oportunidade de escavar em França nos anos 70 , tendo acabado por descobrir que este faleceu muito recentemente, em 29 Janeiro passado, com a idade de 84 anos. O que Desbrosses representou nos anos 70 para vários jovens arqueólogos portugueses, em que também me conto, será certamente objecto de próxima entrada neste Blog)

Sem comentários:

Enviar um comentário