quarta-feira, 4 de março de 2015

Almendres_ Monumento Nacional



















Acaba de ser publicado no Diário da República de hoje o Decreto nº4/2015 que coloca em vigor a decisão tomada em recente Conselho de Ministros de reclassificação como Monumento Nacional do recinto megalítico dos Almendres, vulgarmente conhecido como Cromeleque dos Almendres. Identificado arqueológicamente por Henrique Leonor de Pina, há precisamente meio século quando efectuava escavações na Anta Grande do Zambujeiro (Valverde), o Cromeleque, já conhecido localmente pelo nome de Pedras Talhas, seria divulgado junto da comunidade arqueológica em 1971, no 2º Congresso Nacional de Arqueologia que teve lugar em Coimbra, e finalmente classificado como Imóvel de Interesse Público em Dezembro de 1975. Nos anos 80 do século passado, durante o período em que a Herdade dos Almendres esteve ocupada por uma cooperativa de trabalhadores agrícolas de Guadalupe, realizaram-se no local as primeiras escavações arqueológicas conduzidas por Mário Varela Gomes que orientou também em colaboração com o arqueólogo Takis, da CMÉvora, os trabalhos de restauro e reintegração de alguns dos menires partidos e deslocados. Nessa mesma fase, a autarquia eborense procedeu à correcção e melhoria do traçado da estrada rural que facilita hoje a visita ao monumento. Mais recentemente, em Fevereiro de 2012, os actuais proprietários da Herdade autorizaram a Câmara Municipal, a criar um parque de estacionamento provisório a alguma distância do monumento, facto que melhorou significativamente as condições de salvaguarda do monumento que, graças à força da presença da sua imagem na Internet, é hoje um sítio de visita obrigatória para os milhares de turistas que demandam Évora e o Alentejo. 

A proposta de reclassificação dos Almendres como Monumento Nacional só agora concretizada, data de 2009 e partiu da iniciativa do Grupo PróÉvora, a mais antiga associação de defesa do património existente em Portugal e que mantem uma grande tradição interventiva em prol do património cultural eborense.

Almendres_ uma imagem massiçamente divulgada pela Internet
Os Almendres, local de estudo e visita permanente. No caso alunos da Universidade de Alcala de Henares, acompanhados dos Prof. Primitiva Bueno e Rodrigo Balbin, conhecidos pre-historiadores ibéricos

Os Almendres, local de performance artística (Festa do solstício de Verão de 2014_ Márcio Pereira "dança com as pedras" acompanhado ao piano por AmilcarVasques Dias)

Almendres_ o eixo equinocial, apontando directamente, a Nascente, para a acrópole Eborense






Sem comentários:

Enviar um comentário