sexta-feira, 6 de maio de 2016


 “The Évora area is one of the major archaeological region of Portugal. It is particularly well Known for its great concentrations of chambered tombs, which make it one of the most important megalithic areas in Europe (…) Anta Grande do Zambujeiro, the greatest chambered tomb of Portugal, has a scale sufficient to rank with the mightiest of Europe” (Colin Burgess, 1987)


Amanhã, dia 7 de Maio de 2016 acontecem as Jornadas do Património providas pela C.M. de Montemor-o-Novo, com o tema ‘O Megalistismo em Montemor-o-Novo’, no Auditório da União de Freguesias da Vila, Bispo e Silveiras.  Representando a Direção Regional de Cultura,  em conjunto com uma pequena equipa de colegas ligados às autarquias de Montemor e Évora, iremos apresentar um projecto ainda em curso, no domínio da “realidade virtual” que intitulámos ANTA GRANDE (literalmente, Anta Grande ao Quadrado). Trata-se de uma acção minimalista, antes de mais por forçada economia de meios, tendo como sujeito as Antas Grandes do Zambujeiro e da Comenda da Igreja, assunto não ausente de alguns riscos de incompreensão social.  Com efeito abordar “virtualmente” dois monumentos de primeira grandeza que apresentam tantos e tão graves problemas “reais” (em particular a A.G. do Zambujeiro), não será malbaratar os esforços tão necessários para promover a sua efectiva e urgente preservação e reabilitação "real"?

Não temos uma resposta linear para esta questão pertinente que obviamente nos preocupa a todos enquanto arqueólogos e técnicos do património. Temos no entanto plena consciência de que, enquanto não acordarmos a comunidade (aos seus vários níveis, começando pela comunidade local) para a importância verdadeiramente excepcional deste património único, talvez das maiores e mais originais contribuições da arqueologia portuguesa para a arqueologia mundial (como comprova o recente e cada vez mais amplo interesse pelos Almendres, por exemplo), não conseguiremos mobilizar os enormes recursos (de retorno difícil e a muito longo prazo) que a recuperação e valorização destes monumentos, em particular a gigantesca Anta Grande do Zambujeiro, implicará. 

De facto os novos levantamentos tridimensionais agora ensaiados e cujos resultados preliminares iremos apresentar amanhã, são apenas mais um pequeno degrau (“virtual”) de uma longa “via sacra” de alertas e chamadas de atenção que há já várias décadas tem vindo a ser percorrida sem que ainda se antevejam perspectivas (“reais”).

Dada a oportunidade, aqui ficam alguns registos gráficos, alguns com quase meio século, da monumental Anta Grande do Zambujeiro, verdadeira catedral do megalitismo nacional.  Ao contrário da melhor preservada Anta Grande da Comenda da Igreja,  a amplitude das escavações efectuadas nos anos 60 no Zambujeiro, acabaram por ter efeitos muito negativos expondo a sua complexa mas frágil estrutura à erosão natural e à crescente carga turística.
Corredor da AGZ, em foto publicada em 1974 na revista francesa "Dossiers de l'Archéologie".

AGZ- Vista geral publicada em 1974 na revista francesa "Dossiers de l'Archéologie"
O corredor da AGZ, em foto de CTSilva e JSoares-  anos 70 do Século XX
Anta Grande do Zambujeiro- Foto Levantamento Estereofoto (1983)



Imagem de Vitor Oliveira Jorge publicada em 1985 na versão inglesa da obra de Roger Joussaume "Dolmens for the Dead- Megailth Building throughout the World""

3 comentários:

  1. Tudo o que puder contribuir para uma melhor compreensão e alerta da parte do público em geral, no qual em incluo uma vez que é património cuja especificidade escapa à minha realidade, tanto melhor, desde que realizado sobre uma base científica. A difusão destes modelos 3D têm ajudado a compreender de uma forma mais imediata estes monumentos. O único senão que vejo é a sua objectividade perder-se em sites e portais algo "labirínticos". Está prevista a criação de algum site para este projecto?
    um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luis. O SITE já existe. Chama-se MORBASE e é uma iniciativa da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.
      Um abraço

      Eliminar
    2. Certo, então é para ser incluído nesse site, ainda bem, pois tenho seguido alguns dos projectos que têm realizado, por exemplo o referente à igreja de Santa Maria do Bispo. Parabéns pelo projecto!
      abraço

      Eliminar