sexta-feira, 4 de novembro de 2016

JORNADA CULTURAL NA TOUREGA (2)


Cumprindo os objectivos preconizados, chamando a atenção da população local para a importância do sítio, decorreu no passado dia 1 de Novembro a Jornada Cultural na Tourega. Nela participaram algumas dezenas de "vizinhos", trazendo alguma animação a um sítio hoje esquecido e quase abandonado mas que, como tantos outros nos arredores das cidades e vilas do Alentejo, era regularmente procurado por razões religiosas, culturais e até sociais ou económicas. Temos consciência de que, face ao progressivo despovoamento do interior, cada vez será mais difícil  evitar o abandono e ruína destes locais, muitos dos quais são já hoje pura "arqueologia". Mas não deixa de ser reconfortante ver congregar esforços, por vezes com motivações diferentes é certo, que prolongam um pouco mais a vida destes sítios: as senhoras da vizinha aldeia de São Brás que na véspera procederam a uma limpeza geral da Igreja (como esta já não via há muito) mas que lamentaram o facto do altar (retábulo) não estar "douradinho como novo" como esperavam, face aos trabalhos de conservação em curso e de que ouviram falar... Os funcionários da Junta que cortando as ervas da villa romana, recordaram a sua participação (há mais de 20 anos) nas escavações de Luisa Ferrer Dias, Catarina Viegas e Inês Vaz Pinto...Os membros do Coro Eborae Musica que apesar de residirem em Évora,  a pouco mais de uma légua, desconheciam este sítio etc...

Para memória futura desta jornada, aqui ficam algumas imagens em jeito de reportagem, que agradeço ao meu colega e amigo Panagiotis Sarantopoulos (o grego mais alentejano que conheço) que também colaborou nesta jornada, acompanhando aqueles que aproveitaram para "descobrir" as ruínas romanas da Tourega.

Uma "ocupação" especial.

Um ensaio improvisado (à porta do cemitério) enquanto decorria a missa


Desta vez não era preciso pedir a chave ao sr. "Charuto"

A missa de "Todos-os-Santos"


O sr. "Charuto", o antigo funcionário da Junta hoje reformado, que habitando no local com a restante família, tem obstado que a degradação seja maior.


Algumas palavras antes do Concerto


O Concerto propriamente dito, já ao lusco-fusco da tarde 




Sem comentários:

Enviar um comentário