quarta-feira, 30 de novembro de 2016

A encenação do passado


Esta estranha foto remete-nos para a Primavera de 1995. Dir-se-ia um acampamento improvisado face a uma qualquer crise de refugiados. 

No entanto, estas tendas às portas do Museu Nacional de Arqueologia e do Mosteiro dos Jerónimos, em pleno coração turístico de Lisboa, eram então sinal da radicalização da luta dos arqueólogos e de uma parte significativa da sociedade (uma conjugação rara e quase improvável, tornada possível face ao apelo mediático do extraordinário slogan das "gravuras que não sabiam nadar"), contra a construção da Barragem do Côa. 

Reencontrei há dias a foto que, pelos seus múltiplos significados, usei para ilustrar um artigo publicado no Diário de Notícias de 1 de Junho de 1995. O tema era a Idade do Bronze, e a plausível "encenação do poder", algures Mil anos antes de Cristo..., a propósito de uma exposição em curso no MNA. 

Apesar do texto ter sido mais tarde publicado pela Europa-América, em obra de parceria com Luis Raposo ("A Linguagem das Coisas", 1996, pp 169), pareceu-me interessante, revisitar a sua versão original e a imagem que a acompanhava. Que melhor representação/ encenação/ discurso de poder face aos Jerónimos? Não é isso que afinal, os arqueólogos fazem no dia a dia ao "reinventar" um passado que só existe afinal através da palavra?

O seguimento da história, é bem conhecido. O tema do Côa, muito com a ajuda de Mário Soares, acabou por estar muito presente na Campanha eleitoral desse Verão. E o Outono de 95, acarretaria o fim do Cavaquismo e a vitória de Guterres. O cumprimento da promessa de abandono da Barragem do Côa, seria uma das primeiras decisões do novo governo.

PS_ por pura coincidência, já depois de "publicado" o presente post, chegou ao meu conhecimento que hoje mesmo (30 de Novembro de 2016) saíu no Diário da República a resolução do Conselho de Ministros para a Viabilização da Fundação Côa Parque. Mais um passo na já longa e por vezes difícil caminhada de duas décadas. Para além do Link directo para o PDF do diploma em causa, anexa-se me imagem o texto da resolução

https://dre.pt/application/conteudo/105283925

Lisboa-Belém, Maio de 1995












Sem comentários:

Enviar um comentário