terça-feira, 9 de fevereiro de 2016


A velha escola do Bairro de Janeiro (2)




Há algumas semanas, assinalando o quadragésimo segundo ano de funcionário público, publiquei neste blog algumas fotos   ver aqui  sobre essa minha primeira e curta experiência pedagógico-didática, acontecida numa escola preparatória provisória da Amadora, entretanto já desparecida e substituida  por uma escola nova (a Escola Francisco Manuel de Melo), experiência que assinala o início da minha carreira de funcionário público que, em princípio, terminará dentro de um ano. O "post" acabou por ter alguma audiência, bem acima da média habitual, certamente por causa das fotos que terão despertado alguma curiosidade.

Entretanto, remexendo nos meus papéis antigos, acabei por encontrar outras imagens da época que julgo valer a pena aqui divulgar. Óbviamente, já não consigo referenciar ninguém. De qualquer modo as crianças que aparecem nas fotos têm todas hoje mais de cinquenta anos e apenas elas se poderão reconhecer a si próprias. A minha carreira no ensino (1973-1980) foi curta ainda que intensa e, talvez por essa razão, depois disso tive muito poucos contactos com as pessoas com quem interagi nesse período, algumas das quais me marcaram profundamente. Recentemente, soube que a minha orientadora de estágio no Liceu Maria Amália Vaz de Carvalho, a Prof. Maria Emília Diniz, apesar da sua idade avançada, ainda é viva. Muito raramente, vou-me cruzando com algum antigo aluno. O último caso que recordo, foi de uma antiga aluna do Liceu Maria Amália, actualmente residente em Évora e que me reconheceu (numa visita aos Almendres em que insistentemente me tratava por "professor") porque eu fora o seu primeiro professor masculino no Liceu...

Sem dadta conhecida, mas certamente posterior a 25 de Abril de 74, atendendo ao tema do "trabalho de grupo" (Os direitos das crianças)
Decorando as frias paredes dos pavilhões pré-fabricados.
A novidade do trabalho em grupo.
No exterior dos pavilhões pré-fabricados, o único espaço de convívio dos alunos.





Um "Pinochet" a rigor, na peça teatral "Os meninos do Chile", concebida, produzida e representada por alunos entre os 10 e os 13 anos... (1974 ou 1975?, quando o golpe militar do Chile (11 Set.2013) ainda estava muito presente 



Ainda "Os meninos do Chile"





Fotos da festa da escola em que foi representada a peça "Os meninos do Chile". Local do evento, o salão paroquial da Igreja da Amadora, graças ao apoio incondicional do João Bragança, na altura padre coadjutor na Amadora e já então um apoiante incondicional de tudo o que viesse do lado do "povo"...




Sem comentários:

Enviar um comentário