segunda-feira, 26 de janeiro de 2015




VIAGEM AO BERÇO DA PRÉ-HISTÓRIA FRANCESA

Julian Bécares, Luis Raposo, Emilio Tortosa, Hans Siefener,  Javier Sastre, Jesus Jordá, Henri Laville, Jordá Cerdá e António Carlos Silva, frente ao Instituto do Quaternário da Universidade de Bordéus (9 de Abril de 1983)


Há dias, ao procurar por um qualquer documento, reencontrei um velho recorte do diário de Salamanca "El Adelanto" (jornal recentemente desaparecido, segundo percebi de uma pesquisa na NET), em que se dá conta de uma viagem de estudo luso-espanhola ao Sudoeste da França, em Abril de 1983. A guarda de um tal registo entre os meus papéis, como se entenderá da leitura do texto da notícia, resulta do facto de, como representante do IPPC (onde chefiava já o Departamento de Arqueologia) ter tido a oportunidade de fazer parte da "delegação portuguesa" conjuntamente com o Luis Raposo, a título de pré-historiador do Museu Nacional de Arqueologia. Tratou-se de facto de uma jornada memorável, não apenas pela oportunidade rara de visitar um importante conjunto de sítios fundamentais na construção do conhecimento pré-histórico mundial, mas também pelo estreito convívio mantido com investigadores de renome internacional e que apenas conhecíamos da bibliografia. De referir que os contactos na origem desta viagem foram proporcionados pelo geólogo castelhano Jesus Jordá Prado que assina o artigo do "El Adelanto" datado de 28 de Abril de 1983, (filho do conhecido catedrático de Pré-história de Salamanca,  Jordá Cerdá) que já conhecíamos por ter colaborado nas escavações do GEPP do final dos anos 70, em Vilas Ruivas e Monte do Famaco. Não vale a pena entrar em detalhes sobre a viagem, uma vez que o relato de Jesus Pardo, que deixo em anexo, é bastante exaustivo. Recordo apenas  que a "delegação" portuguesa se deslocava num duríssimo UMM de primeira geração (então em voga por causa do DACAR), o que despertava alguma curiosidade por onde passávamos, especialmente em França. De entre as personalidades que conhecemos, para além do próprio Jordá Cerdá (1914-2004) que já quase septuagenário acompanhou toda a viagem, recordo em especial a visita guiada ao Instituto do Quaternário pela ainda activíssima Professora Denise de Soneville-Bordes (1919-2008), grande especialista do Paleolítico Superior e viúva de François Bordes (1919-1981), o fundador da moderna tipologia paleolítica, e as visitas ao extraordinário complexo de sítios pré-históricos do Vale do Rio Vezere, dirigidas pelo quaternarista Henri Laville, infelizmente também já desaparecido. Escusado será dizer, que o ponto alto da viagem acabaria por ser mesmo a visita a Lascaux, gruta que se encontrava já então encerrada (desde 1963) por razões de salvaguarda das suas pinturas, à visita turística.

Abrigo La Ferrasie
Abrigo La Ferrassie
Abrigo Le Moustier
La Madeleine (Luis Raposo e Henri Laville)
Visita guiada por Henri Laville ao abrigo pré-histórico de La Ferrassie, conhecido pelas descobertas de várias sepulturas de Neanderthais







Hans Siefner no Museu Pré-histórico de Les Ézies

António Carlos Silva, Luis Raposo e Hans Siefner, Les Ézies

Isabel Silva, Luis Raposo e Hans Siefner

A viatura UMM que nos levou a França nesta missão. Esteve ao serviço do Departamento de Arqueologia do IPPC durante os anos 80.


António Carlos Silva e Isabel Silva, junto á entrada da Gruta de Lascaux (Montignac), Abril de 1983







Sem comentários:

Enviar um comentário