terça-feira, 19 de janeiro de 2016

As "pedras talhas" e a neve

Já não consigo ter a certeza quanto ao dia, mas foi a um domingo (talvez, 29 de Janeiro de 2006), pelo que está prestes a concluir-se uma década sobre um dos maiores nevões a que o Alentejo terá assistido nos últimos 100 anos. Alguns idosos lembravam-se de qualquer coisa parecida, nos anos quarenta ou cinquenta do século XX. Tratou-se de uma rara oportunidade para conseguir algumas imagens desconcertantes e as que consegui fazer nesse dia nos Almendres, onde apenas consegui chegar graças ao meu velho Patrol) tiveram natural sucesso. Para além de ilustrarem os calendários que a Junta de Freguesia de Guadalupe mandaria executar no ano seguinte, deram a volta ao mundo, graças ao poder crescente que a INTERNET já tinha por essa altura, contribuindo ainda mais para a divulgação deste monumento único da nossa região. Aqui deixo no Blog das "Pedras Talhas" algumas dessas imagens de há uma década atrás.











A neve, naturalmente, também marcou presença na vizinha Serra do Monfurado.

Na Gruta encontravam-se nesse dia, "em serviço de guardaria turística", o  Pedro Carapetudo e a Helena. Por razões que nunca percebi, o Pedro não aproveitou a boleia da Helena e resolveu esperar pelo pai que, por causa do "nevão" já não conseguiu chegar de carro à Gruta. Avisado da situação, alertei a GNR que o colocou em lista de espera por algumas horas dando-lhe tema para uma "história" para contar ao filho (que entretanto já teve, com a Helena...).



1 comentário:

  1. Dia inesquecível, este, o do nevão de 2006. Dois dias antes, em viagem de Beja para Lisboa, adormeci ao volante e estampei-me na A2 – quase fiquei lá. Dois dias depois, no tal domingo, nevou. Ficou gravado.
    Abraço

    ResponderEliminar