quinta-feira, 3 de março de 2016


UM "CONCERTO/CONSERTO" MUITO ESPECIAL


Quando o convite surgiu no meu mail, parecia apenas mais um evento. Um concerto de órgão na Sé de Elvas. Mas não, este é afinal um evento muito especial que vem assinalar solenemente a conclusão do "conserto" (restauro) dos órgãos históricos da Sé, culminando um processo que ainda há 2 anos parecia uma missão quase impossível. Para além dos problemas financeiros, era preciso recuperar parte dos componentes originais daqueles instrumentos, dispersos por armazéns e oficinas, alguns a centenas de quilómetros, na sequencia de anterior tentativa de restauro falhada. Mas afinal o impossível aconteceu e, em grande parte, graças à intervenção dos serviços regionais da Cultura, apesar das condições de trabalho cada vez mais problemáticas.

E assim (graças a este convite) recordei que, praticamente nas vésperas de deixar o último cargo que assumi nos meus 42 anos de serviço público (Director de Serviços dos Bens Culturais, na Direção Regional de Cultura do Alentejo, onde continuo como técnico), ter participado activamente na cerimónia pública de assinatura de uma série de contratos de financiamento europeu para um conjunto muito significativo de intervenções patrimoniais no Alentejo. Era então o culminar de um processo iniciado ainda pela Professora Aurora Carapinha e concluído já pela Ana Paula Amendoeira (em plena crise económica) duramente negociado com a CCDRA (presidência de António Dieb) mas contando com a participação dos mais directos interessados, os detentores do património em causa: autarquias e igreja. Apesar do pleno envolvimento da Direcção Regional de Cultura no processo, preparando projectos ou apoiando diretamente a sua execução, a fatia menor do conjunto do investimento (ver o quadro anexo) seria a destinada ao património detido pela própria Direcção (no caso apenas a recuperação da torre do Castelo de Alcácer do Sal que ameaçava ruir sobre o casario vizinho) reflectindo o enorme desinvestimento dos últimos anos do OE no património cultural e que, infelizmente, continua… 


Mas olhando para a lista (que já havia publicado neste blog gerir o património cultural em tempo de crise ),  é com enorme satisfação que verifico que todas as intervenções então apoiadas se encontram finalmente concretizadas, incluindo as mais emblemáticas e de maior valor, nomeadamente: a grande intervenção geral de recuperação de São Francisco de Évora (quem não reside em Évora pode aproveitar para, no próximo domingo, 6 de Março, pelas 11h, ver o resultado final na TVI em directo…) e a recuperação do fantástico Forte da Graça, em Elvas. Está também para breve a conclusão das obras no Paço das Alcáçovas e dos respectivos jardins, projecto do meu colega José Filipe Ramalho, ainda que a obra seja promovida pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo.


Intervenções em Património Cultural Material do Alentejo (contratos de financiamento assinados com a CCDRA-Julho 2014)

Monumento
Entidade promotora
Concelho
Objectivos e participação da DRCALEN
Compart. FEDER
Total Invest.
Igreja e Convento de S.Francisco
Igreja Paroquial da Freguesia de S. Pedro
Évora
Consolidação estrutural Igreja e valorização museológica (Convento e “Capela dos Ossos”) Apoio da DRCALEN no acompanhamento projecto, restauro e arqueologia.
2.442.793,72
3.489.705,32
Forte da Graça
C.M. de Elvas
Elvas
Recuperação e adaptação do Forte da Graça, uma extraordinária fortificação militar, para fins e actividades culturais. Apoio da DRCALEN na fase de elaboração de projecto.
4.786.355,37
5.631.006,32
Estação Arqueológica Alter do Chão
C.M.Alter do Chão
Alter do Chão
Cobertura dos mosaicos, onde se destaca o excepcional Mosaico da Casa da Medusa e valorização museológica.  Projecto de arquitectura da responsabilidade da DRCALEN.
354.345,00
416.876,47
Torre do Relógio Castelo Alcácer do Sal
DRCALEN
Alcácer do Sal
Recuperação da Torre do Relógio, que para além da valia patrimonial, é um exlibris de Alcácer. Projecto elaborado na DRCALEN que promove a candidatura e é responsável pelo Castelo de Alcácer
79.957,21

94.067,30
Sé de Elvas *


afecto à DRCALEN
Igreja Paroquial de Nº Sº Assunção
Elvas
Restauro dos 2 órgãos da antiga Sé ( tubos e armário); trata-se de monumento afecto à DRCALEN que promoveu em anos anteriores a importantes trabalhos de conservaçãoo e restauro; estudo e caderno de encargos da DRCALEN
105.042,00
150.060,00
Torre de Menagem de Beja
C.M. Beja (projecto DRCALEN)
Beja
Recuperação e iluminação da Torre de Menagem. Projecto elaborado pela DRCALEN
102.191,42
120.225,20
Muralhas de Serpa
C.M. Serpa
Serpa
Recuperação de troços das muralhas de Serpa, classificadas como Monumento Nacional.
152.821,83
179.790,39
Igreja Matriz Alcáçovas
Igreja Paroquial de Alcáçovas
Viana do Alentejo
Recuperação geral de coberturas. Apoio da DRCALEN à execução do Relatório Prévio e projecto.
128.804,74
184.006,77
8.152.311,29
10.265.737,77



A Torre do Relógio do Castelo de Alcácer do Sal, antes e depois da intervenção promovida pela DRCALEN

O Paço das Alcáçovas, em vias de requalificação



Sem comentários:

Enviar um comentário