Os Almendres na National Geographic
ser ou não ser Monumento Nacional
Por mera coincidência, a National Geographic em síntese correctíssima e muito bem informada, lembrou no seu número de Junho, a incrível situação burocrático-legal que mantem o CROMELEQUE DOS ALMENDRES e outros monumentos megalíticos alentejanos numa espécie de "limbo administrativo". São monumentos nacionais mas afinal é como se não fossem...pois ninguém tem nada a ver com a sua lamentável situação. E alguns, como é o caso da ANTA GRANDE DO ZAMBUJEIRO, um dos maiores monumentos do seu tipo em todo o mundo, encontram-se numa situação de risco eminente de ruína total. Outros, como os Almendres, recebem centenas de visitantes todos os dias, sem qualquer limitação, controlo ou vigilância, sujeitos unica e simplesmente à educação e sensibilidade de cada um, para espanto e muitas vezes escandalo dos turistas mais esclarecidos.
Pois, no site do Parlamento é já possível consultar a resposta do Ministro da Cultura, às perguntas que o Bloco de Esquerda, na sequencia de visita recente aos Almendres sobre este problema, apresentou ao Governo, dando andamento a um conjunto de preocupações denunciadas pela Junta de Freguesia local. ver aqui
Vale a pena ler os dois textos e tentar perceber o que é que afinal o Ministério da Cultura pretende fazer para salvaguardar este e outros monumentos nacionais.
Ou afinal não são monumentos nacionais?
Sem comentários:
Enviar um comentário